Hoje trazemos mais uma receita ideal para toda a família!
A pêra é geralmente uma das frutas mais recomendadas para o início da alimentação complementar a par da maçã e da banana (no entanto, sabemos que podem e devem variar entre todas as frutas logo desde o início desta fase). Se sentem que estão sempre a oferecer esta fruta da mesma forma, ou seja, o típico puré de fruta cozida, esta receita pode ser a proposta que faltava para variarem um pouco essa oferta! Aproveitamos na mesma o puré de fruta mas fortificamos com a inclusão de outros alimentos e variamos o formato com que oferecemos.
A pêra é uma fruta que contem uma quantidade considerável de água, de fibras, de vitaminas como a vitamina C, A e diferentes vitaminas do complexo B e ainda de minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e até ferro (em quantidades mais reduzidas).
A combinação desta receita é bastante rica nutricionalmente, sendo uma incrível opção para pequenos-almoços e/ou lanches de todos. Combinamos o puré de pêra com o trigo-sarraceno, ovo e ainda com canela.
O trigo-sarraceno não tem glúten, é rico em fibras, proteína, minerais como o magnésio e ainda em antioxidantes. É uma excelente alternativa à aveia que tendencialmente é a mais escolhida para as receitas.
Vamos à receita:
Ingredientes:
1 pêra
100g de farinha de trigo-sarraceno
1 ovo
1 pau de canela
Canela a gosto
1 colher de café de fermento
Modo de preparação:
Comece por cozer a pêra com um pau de canela. Depois de cozinhada, descarte o pau de canela e deixe arrefecer um pouco;
Verta o puré para uma liquidificadora e acrescente todos os outros ingredientes. Envolva bem;
Cozinha numa frigideira anti-aderente (se necessário acrescente um fio de azeite ou de óleo de coco) e cozinhe de ambos os lados;
Sirva com os cortes adequados ao desenvolvimento do seu bebé
NOTAS:
Para enriquecer mais as panquecas pode servir com pudim de chia, cereais e outras frutas conforme sugere a imagem;
Adapte os toppings referidos em cima à idade e desenvolvimento do seu bebé;
As framboesas e mirtilos conforme estão no fotografia não apresentam um formato seguro para bebés - no caso das framboesas esmague-as e no caso dos mirtilos corte-os a meio antes de oferecer;
Estas panquecas podem ser reservadas no frigorífico até 2 a 3 dias ou podem ser congeladas.
Esperamos que gostem!
Comments