Cada vez mais falamos mais abertamente sobre diferentes temas da área materno-infantil e quando falamos em Introdução alimentar surge todo um Mundo de informação, muitas vezes controversa e ainda incorreta.
Para combater a desinformação sobre este tema, vamos apontar alguns dos mitos que se continuam a propagar sobre a introdução alimentar e apresentamos os fatos que vão contra esses mitos.

#1 Mito: Os bebés que estão a fórmula infantil precisam de iniciar a alimentação complementar aos 4 meses:
Os mitos sobre este tema surgem logo quando se discute quando deve iniciar-se a alimentação complementar, também conhecida por introdução alimentar. Fazer esta diferenciação entre bebés que estão a leite materno e bebés que estão a fórmula infantil no que diz respeito à introdução alimentar não faz sentido.
Na realidade, o momento de iniciar a alimentação complementar, não é influenciado pelo tipo de aleitamento do bebé. Esta deve iniciar-se na presença dos sinais de prontidão do bebé.
#2 Mito: Não posso oferecer leite materno ao bebé antes ou depois das refeições por causa do ferro:
O leite materno, ao contrário do leite de vaca e do leite de fórmula, não só não prejudica a absorção do ferro e outros nutrientes como até potencia a mesma. Neste sentido, pode oferecer leite materno antes, durante ou após a refeição do bebé.
#3 Mito: Algumas frutas e legumes só devem ser oferecidos após os 12 meses de idade:
Todas as frutas e legumes podem ser oferecidos logo desde os 6 meses desde que bem tolerados pelo bebé. Legumes como os espinafres, beterrabas, nabiças e nabo têm nitratos. Os nitratos podem constituir um problema de saúde quando reduzidos a nitritos. Mas também a cenoura tem nitratos, e ela aparece nas sopas desde os 4 meses. É importante ter cuidado com a conservação e armazenamento desses alimentos (temperatura, local e tempo de armazenamento). Cozer separadamente e descartar a água também reduz os nitratos. Quanto aos morangos e frutas cítricas, estas frutas não fazem parte da lista dos alergénios e comuns e portanto, não são mais alergénicas do que a banana ou maçã por exemplo. No que diz respeito às frutas cítricas na maioria dos casos não fazem mal ao bebé,podem sim originar uma dermatite de contacto ou piorar uma assadura, mas isto não é razão para não introduzi-las a partir dos 6 meses. Caso se verifique, não é razão para excluir o alimento mas deve espaçar a sua oferta. Além disso, nascemos com predisposição para preferir alimentos doces, então há benefícios em introduzir desde cedo outros sabores como o ácido e o amargo.
#4 Mito: Se o bebé dormir mal ou não estiver a aumentar de peso, deve colocar-se papa no biberão:
Nunca em momento algum devemos colocar a papa, farinhas, ou qualquer outro no espessante biberão do bebé sem orientação profissional, pois isso poderá aumentar o risco de engasgo. Do ponto de vista nutricional, este tipo de estratégias podem conduzir à obesidade infantil e não vão resolver o problema do sono.
#5 Mito: Após os 6 meses o leite materno fica “fraco”:
O leite materno ou leite de fórmula deverá ser o principal alimento do bebés até aos 12 meses sendo que será a maior fonte de nutrição nesse período. Continua portanto a ser super importante e na verdade, mesmo depois desta fase, o leite materno nunca será “fraco”.
Comments